quinta-feira, 9 de abril de 2009

Relatório dos dias 02 e 04 de março

Nossa semana começou muito bem, pois iniciamos com uma linda acolhida feita pelo som. A docente Juliana conduziu nosso momento de oração e louvor. Cantamos e rezamos para que nossa tarde e nossa semana fossem abençoadas e produtivas.

Permanecemos no tapete mesmo depois da acolhida e a professora começou a conversar com as crianças sobre o que eles iam estudar: o alfabeto. Para introduzir o assunto a docente cantou algumas músicas com eles e depois eles foram para os lugares para fazer uma atividade.
Receberam uma folhinha que continha o alfabeto incompleto, eles deveriam completá-lo. Em vermelho estão representadas as letras que as crianças escreveram. Observe!!!


Após preencher o alfabeto, os educandos coloriram as imagens e voltaram para o tapete, desta vez para falar sobre o projeto.

A docente se sentou com os alunos no tapete e começaram a conversar sobre os temas q eles gostariam de estudar, pediu a eles que pensassem em alguma coisa diferente, que eles nunca tivessem estudado antes e que gostariam de estudar.

Os educandos falaram alguns temas (Natureza, ciências, animais de estimação, índios e meios de transporte) e escolheram estudar sobre os índios, então foi enviada para casa uma pesquisa.

De acordo com Mamede – Neves (1998), “devemos respeitar a maneira como a criança conduz e organiza sua aprendizagem, respeitando o espaço infantil. Sabendo esperar o seu tempo de aprender, entendendo o seu pensamento e identificando seu conhecimentos prévios”.

Nesta perspectiva fizemos o registro dos conhecimentos prévios. As crianças falaram que os índios são: PESSOA QUE PINTA O ROSTO; HOMENS E MULHERES QUE USAM FANTASIAS; GENTE QUE MORA EM CASA DE PALHA. Após escrever eles fizeram um desenho sobre os índios.

Segundo Nogueira (2001), “os projetos, na realidade, são verdadeiras fontes de investigação e criação, que passam sem dúvida por processos de pesquisas, aprofundamento, análise, depuração e criação de novas hipóteses, colocando em prova a todo momento as diferentes potencialidades”. Desse modo iniciamos o nosso projeto do primeiro bimestre.

Um comentário:

  1. Realmente devemos respeitar a maneira como a criança conduz e organiza sua aprendizagem, respeitando o espaço infantil, mas devemos também propiciar formas de estimular os discentes de várias meneira para que eles possam realizar suas aprendizagens.

    ResponderExcluir