Nesta quarta-feira, dia 22 de abril, realizei minha primeira aula prática na turma 32, 3º período, na qual dou estágio frequentemente. A aula foi planejada e ao executá-la fui avaliada pela professora responsável pela turma, Vanessa, e pela supervisora de estágio, Ir. Cláudia.
O conteúdo trabalhado foi a letra D. Iniciamos a aula com a música do D, de acordo com a qual desenvolvemos uma conversa a cerca do tema, onde os alunos identificaram a letra que íamos estudar e som dessa letra, puderam também expor seus conhecimentos prévios sobre o conteúdo à medida que iam sendo feitos alguns questionamentos, como por exemplo, perguntar se eles sabiam o som dessa letra e se conheciam palavras começadas com a letra a ser estudada.
A utilização da música teve o objetivo de motivar os alunos a prestarem atenção, pois eles deveriam descobrir, ao ouvir a música, a letra que aparecia diversas vezes. Os educandos se mostraram atentos e interessados, alcançando o primeiro objetivo proposto nesta aula.
Demos continuidade a aula usando a caixa de surpresas. Os discentes deveriam identificar o objeto e dizer se ele começava com a letra D ou não. Utilizamos um dado, uma caneta, um dominó e uma bola.
Foi muito interessante o comportamento das crianças diante da novidade, alguns nem quiseram colocar a mão dentro da caixa. Todos prestaram atenção e se mostraram curiosos para descobrir o que havia dentro da caixa, atingindo assim o objetivo dessa dinâmica que é despertar o interesse e a curiosidade dos alunos de forma que eles mesmos busquem conhecer o assunto, o que é fundamental na construção do conhecimento.
Após a brincadeira da caixa mostrei imagens a eles, algumas começadas com a letra D e outras não. As figuras que começavam com D (DENTE, DINOSSAURO e DUENDE) foram registradas de forma escrita na folhinha de atividade. Nesta folha, além de registrar o nome das imagens, os discentes formaram as palavras com as sílabas que foram distribuídas. As palavras ditadas foram: DADO, DEDO e DOMINÓ.
Ao realizar esta aula, reforcei mais ainda a certeza que tenho de que ser professora de fato, é a minha vocação, pois ao lidar com as crianças me senti completa profissionalmente e percebi a importância do ser educador.
O conteúdo trabalhado foi a letra D. Iniciamos a aula com a música do D, de acordo com a qual desenvolvemos uma conversa a cerca do tema, onde os alunos identificaram a letra que íamos estudar e som dessa letra, puderam também expor seus conhecimentos prévios sobre o conteúdo à medida que iam sendo feitos alguns questionamentos, como por exemplo, perguntar se eles sabiam o som dessa letra e se conheciam palavras começadas com a letra a ser estudada.
A utilização da música teve o objetivo de motivar os alunos a prestarem atenção, pois eles deveriam descobrir, ao ouvir a música, a letra que aparecia diversas vezes. Os educandos se mostraram atentos e interessados, alcançando o primeiro objetivo proposto nesta aula.
Demos continuidade a aula usando a caixa de surpresas. Os discentes deveriam identificar o objeto e dizer se ele começava com a letra D ou não. Utilizamos um dado, uma caneta, um dominó e uma bola.
Foi muito interessante o comportamento das crianças diante da novidade, alguns nem quiseram colocar a mão dentro da caixa. Todos prestaram atenção e se mostraram curiosos para descobrir o que havia dentro da caixa, atingindo assim o objetivo dessa dinâmica que é despertar o interesse e a curiosidade dos alunos de forma que eles mesmos busquem conhecer o assunto, o que é fundamental na construção do conhecimento.
Após a brincadeira da caixa mostrei imagens a eles, algumas começadas com a letra D e outras não. As figuras que começavam com D (DENTE, DINOSSAURO e DUENDE) foram registradas de forma escrita na folhinha de atividade. Nesta folha, além de registrar o nome das imagens, os discentes formaram as palavras com as sílabas que foram distribuídas. As palavras ditadas foram: DADO, DEDO e DOMINÓ.
Ao realizar esta aula, reforcei mais ainda a certeza que tenho de que ser professora de fato, é a minha vocação, pois ao lidar com as crianças me senti completa profissionalmente e percebi a importância do ser educador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário