Ao chegarmos à escola nesta segunda-feira fomos recepcionados com uma linda acolhida na área da Escola Infantil. Como de costume a professora Juliana conduz nossos momentos de oração com músicas e novidades.
A acolhida para as crianças, principalmente as mais novas, é muito importante, pois a escola é a primeira convivência fora do círculo familiar, onde a criança geralmente é o “centro das atenções”, então esta é uma fase em que a criança normalmente se depara com algumas dificuldades de adaptação e convivência, pois a partir daí ela terá que dividir a atenção, no caso da professora, com outras crianças, e terá também que conviver com outros da mesma idade.
Fomos logo depois da acolhida para a aula de informática. Os alunos jogaram num site de jogos infantis e quando voltamos para a sala fizemos o registro da aula de informática. Tais registros segundo Colomer (1990), são importantes, pois assim a criança poderá com o passar dos anos rever seus registros e evidenciar sua evolução.
Esta semana trabalhamos ainda com duas formas de estimular a consciência fonológica, a construção de palavras utilizando o alfabeto móvel e trabalhamos a letra B. Usando o alfabeto os educandos formavam as palavras que a professora falava as palavras. Já a letra B trabalhamos usando uma folhinha. Esta atividade continha a foto da boca de uma pessoa fazendo o som da letrinha. Depois eles tinha que desenhar ao lado a boca fazendo o sonzinho do jeito deles. Também nesta folha eles deveriam completar as palavras com BA, BE, BI, BO e BU. Por exemplo: BANANA, BURACO, etc.. Fizemos então o ditado de palavras com B.
Na tarde de quarta-feira, um pouco antes da saída, a Educação Infantil se mobilizou para homenagear a Ir. Carmelita pelo seu aniversário. Cada turma preparou um cartão para a Irmã e um aluno da nossa turma leu para ela o cartão que nós fizemos desejando-lhe feliz aniversário. Também cantamos uma música para ela e depois o Parabéns.
Nenhum comentário:
Postar um comentário