As semanas iniciais de aula foram dedicadas à adaptação das crianças ao ambiente escolar.
Os alunos foram recebidos pela nova professora com muita animação, disposição e euforia. Não houve dificuldade de integração do grupo, pois caminham juntos desde o maternal.
Recebemos apenas um aluno novato na turma. Ele teve um pouco de dificuldade para permanecer na escola e de integrar-se ao grupo. Porém após ter sido conquistado pela simpatia da docente tem mostrado bom desenvolvimento e relacionamento com as outras crianças.
De acordo com Delval (2001, p. 88), “a escola é um lugar que torna possível que as crianças se encontrem com outras crianças e interajam entre si e com adultos (professores)”.
Para incentivar a participação dos alunos na vida social e no relacionamento com outras crianças da mesma idade e adquirir formas de interação com os outros, nas primeiras semanas tivemos brincadeiras, jogos, músicas, danças e outras diversões.
A importância da escola vai muito além dos conteúdos que são transmitidos. A escola é o lugar em que a criança começa a ter noções de direitos e deveres, pois muitas vezes, em casa não tem essa oportunidade por ser o centro das atenções e conviver somente com adultos. Na escola ela vai conviver com iguais, aprender a dividir a atenção, os brinquedos, respeitar a opinião dos outros, dessa forma ela começará a construir sua cidadania. "O amadurecimento da cidadania só se dá quando a pessoa se vê confrontada por situações onde o respeito de seus direitos se põe perante o respeito pelo direito dos outros."
Além das brincadeiras fizemos também algumas atividades que foram importantes para que a professora pudesse conhecer melhor os alunos e também para que os alunos se adaptassem ao jeito com que a professora trabalha os conteúdos. Os discentes se mostram entusiasmados e felizes com a nova realidade do terceiro período.
Esse é o início de uma linda caminhada, rumo a inúmeras aprendizagens e vitórias, e para mim já é uma vitória vê-los crescer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário