segunda-feira, 13 de julho de 2009

Aula Prática

Neste dia, primeiro de junho, realizei a minha segunda aula prática, cujo assunto foi: Números ordinais do primeiro ao quinto.
Iniciei minha aula com a música “Teresinha de Jesus”. Meu objetivo era despertar nos alunos a curiosidade e motivá-los a prestarem atenção na aula. Além disso, a música contextualizava o conteúdo com o mundo, o que é fundamental para o interesse dos alunos, pois percebem a importância dos números ordinais. A partir daí desenvolvemos uma conversa, onde os alunos expuseram seus conhecimentos sobre o assunto e mostraram também outros exemplos de onde são usados os números ordinais.
Alguns alunos que foram chamados a frente para formarem uma fila. Trabalhamos desse modo a reversibilidade, pois os alunos teriam que dizer, por exemplo, quem era o primeiro da fila se olhássemos da direita para a esquerda. Quem era o quarto se olhássemos da esquerda para a direita.
Em seguida trabalhamos feminino e masculino de forma sucinta, esclarecendo apenas que quando falamos de um menino utilizamos o termo “primeiro” e quando falamos de uma menina utilizamos o termo “primeira”, por exemplo. Após isso, apresentei as formas de representação (por extenso e por símbolos).
Ao final da aula realizamos uma atividade individual escrita, que foi a forma concreta de avaliar os conhecimentos desenvolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário